Quero me tornar um empresário, e agora? Parte 2

Quero me tornar um empresário, e agora? Parte 2

4896 3264 Chiave Distribuidora

Já leu o post anterior sobre empreender? Inicie por ele e continue aqui!

Após a leitura do primeiro bloco entendi que quero me tornar um empresário.

Quais são os primeiros passos que devo dar para esta  minha nova caminhada?

Alguns fatos devem ser compreendidos para que  eu entenda se tenho domínio pelo   negócio por mim escolhido  e não medirei esforços para ter sucesso:

  1. Qual a atividade que já trabalhei que fazia com que acordasse com disposição, alegria e bom humor? Que durante as férias chegava um momento em  eu queria que terminasse?
  2. Em qual negócio vou empreender que se encaixa no tamanho do meu bolso? Lembre-se que se for um negócio novo que será aberto por você o tempo de maturação pode não ser pequeno. Entendo que para esse caso, para se tornar saudável é necessário um tempo de pelo menos 3 anos. Nesse período você já mudou aquilo que não estava dando certo, encontrou os fornecedores que realmente são seus parceiros, entendeu qual número de funcionários correto. Talvez tenha mudado de endereço comercial.
  3. Estou ciente de que não existe caminho fácil. Mesmo que você seja um escritor, que seu trabalho dependa somente de você no início, sem funcionários e com um custo mensal fixo muito baixo tudo tem um tempo de maturação e você precisa estar preparado para isso.
  4. Em qualquer tipo de atividade você deve ter por aquilo que desempenhará: paixão, treinamento, renúncia, ousadia, resiliência e planejamento. Esses princípios são ditos por Renan Dalzotto, técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino em seu livro Ninguém É Campeão Por Acaso, da editora Benvirá. Esse tema será motivo de um bloco adiante aqui no Blog.
  5. Invista o tempo que for necessário nesta etapa de compreensão de seu negócio, leia muito, pesquise, converse com pessoas que você tenha confiança, procure ajuda em locais como o Sebrae, que tem uma diversidade enorme de cursos e pessoas experientes que poderão orientar seu caminho. Existe um curso presencial em todo o Brasil ministrado pelo Sebrae chamado Empretec, recomendo que independente do tipo do negócio faça esse curso. Há muitos anos eu fiz e foi muito importante para o meu crescimento empresarial.
  6. Ainda sobre treinamento existe disponível gratuitamente na Internet vários cursos OnLine que te ajudarão a  compreender o mundo dos negócios.
  7. Você está se tornando um empreendedor, portanto, sua visão agora não é mais somente digamos sobre a área técnica de sua empresa, a sua visão deve ser de todas as áreas que compõem este negócio. Não necessariamente você precisa dominar por completo aquele setor, pois em principio alguém tomara conta dele, mas entender o seu funcionamento é necessário.
  8. Você tem um companheiro(a)? Divida sua decisão de negócio e os passos que está com ele (a). Para que certo você precisará do apoio familiar e boas energias sempre são bem vindas.

Decidido!

Após essa etapa já sei em qual negócio irei empreender e agora preciso partir para o planejamento estratégico, nosso tema do próximo post aqui no Blog.

Autor: Paulo Mendes – Diretor Comercial Chiave Distribuidora