Vou aqui escrever sobre minha experiência em gestão empresarial, ser um líder.
Por definição no Wikipédia o significado como conceito é “Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos”.
O conceito explana aquilo que entendo como deve se portar um Líder. Para estar a frente de um negócio seja ele com ou sem fins lucrativos exige uma preparação continua muito intensa.
Entenda que a questão de liderança se dá em qualquer momento de sua vida em que pelo menos duas pessoas estão reunidas e uma toma a frente daquela atividade. Se você tem 10 anos de idade e está reunido com um amigo fazendo um trabalho da escola e em dado momento precisa de uma decisão de que caminho tomar para a execução você pode ser o condutor desse processo. Nesse momento sim, você está sendo um Líder.
Comecei a trabalhar com meu pai com 11 anos de idade numa empresa de consertos de eletrônicos e nela somente eu e ele trabalhávamos no seu dia a dia. Lembro de quando eu tinha 13 anos meu pai pediu para eu fazer um curso de gestão de empresas no Sebrae da época, anos 70. Uma das atividades desse dia foi a formação de um grupo de 5 pessoas cujo tema era montar e apresentar uma propaganda de rádio para determinado produto, eram todas as pessoas mais velhas, mas fui eleito o líder do grupo e na hora da apresentação na frente de todos lá fui eu fazê-la.
De alguma forma cada ser humano nasce com um dom especifico. No meu caso sempre tive facilidade em lidar com pessoas, entender as necessidades do mercado e procurar a melhor forma de conduzir um negócio. Nossa Paulo Mendes que maravilha, nunca tivesse problemas!! Opa, não é bem assim, muitos foram os desafios que me levaram a hoje ter um negócio rentável e nele conseguir ter formado uma equipe vencedora e unida. Fracassos aconteceram, mas em nenhum momento desanimei e sim o que fiz foi procurar outro caminho para atingir o sucesso.
Daí vem um questionamento: E se eu não nasci líder, eu posso me tornar? A resposta é sim, tudo na vida é treinamento. A força de vontade move montanhas. Se pensa em ter seu negócio próprio você não terá outro caminho a não ser se tornar um líder. Para isso até fazer teatro ajuda a desinibir se o for o caso. Entender o ser humano é fundamental para se tornar um líder respeitado, daí vem a psicologia para ajudar. Sempre tem uma forma de melhorar seu desempenho, basta querer.
Líder é aquele que está sempre disposto a ouvir, refletir e tomar uma decisão. Isso tem sempre que visar o bem coletivo de seu negócio e das pessoas que o envolvem.
Então meus amigos, vamos praticar boa liderança, ser um líder gentil e que escuta os que te rodeiam só te trará pessoas motivadas ao seu lado.
Forte abraço a todos!
Paulo Mendes
Diretor na Chiave Distribuidora
E-mail: paulo@chiave.com.br
Deixe um comentário
You must belogged in to post a comment.