O mercado bilionário da Internet das Coisas – IoT

O mercado bilionário da Internet das Coisas – IoT

820 447 chiave

A IoT pode ser definida como a comunicação máquina a máquina (M2M) via Internet, que permite que diferentes objetos ou bens de consumo, compartilhem dados e informações para concluir determinadas tarefas.

A base para o funcionamento da IoT são sensores e dispositivos. Além disso, é preciso um sistema de computação para analisar os dados recebidos e gerenciar as ações de cada objeto conectado a essa rede.

O futuro do mundo está na tecnologia e o Brasil deve se adaptar cada vez mais a essa nova realidade.

Para adequar a essa mudança entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2021 a Lei nº 14.108, de 16 de dezembro de 2020, com benefícios tributários até 2025 para o setor. Há uma grande  expectativa que a medida aqueça o setor, torne a tecnologia mais barata, traga investimentos para o Brasil e gere mais de 10 milhões de empregos nos próximos anos, segundo o Ministério das Comunicações.

A legislação também trata das normas para licenciamento desses equipamentos junto à Anatel.

A mudança irá trazer ganhos de produtividade e vai contribuir para acelerar o crescimento do PIB. Vai trazer ganhos para o país em um futuro bem próximo, na economia e para o dia a dia da população.

Essa evolução do IOT será tão importante para o Brasil quanto a que ocorreram com a telefonia móvel celular, as mídias sociais e aplicativos.

Os objetivos são claros e envolvem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a promoção de ganhos de eficiência nos serviços por meio da IoT. Essa revolução que está começando tem como meta aumentar a integração do Brasil no cenário internacional da IoT.

E você ficará fora dessa?

Autor: Lucas Medeiros

E-mail: lucas@chiave.com.br