Ao longo desses 27 anos como empresário já passei por várias situações envolvendo um parceiro comercial.
Primeiro devemos entender que isso significa que as alianças feitas dentro do seu negócio mostrarão qual sua linha de ação, qual o caminho que sua empresa irá trilhar, com isso antes de tudo você tem que determinar qual o seu público alvo. Através desse entendimento procure os seus fornecedores, dentro da faixa de preços e qualidade de produto ou serviço necessária.
Dito isso, passamos a etapa seguinte. Se você está iniciando seu negócio ou mesmo já estando com ele há anos deverá tomar muito cuidado, pois esses produtos ou serviços serão a cara de sua empresa, serão aquilo que chamo de sua “assinatura”.
Antes de fechar qualquer acordo comercial com seu novo parceiro analise muito se esse é o seu melhor caminho. Hoje em dia muito dificilmente você terá apenas uma opção de fornecedor para determinado setor, sempre existe um concorrente.
Veja por quanto tempo ela existe, converse com outros clientes dessa empresa, prazo de entrega e logística, quais são as condições para dar-lhe crédito, falta de produtos, como você foi atendido desde o seu primeiro contato.
Daí vem algo que merece muito destaque, que nunca deixará de existir por mais virtual que sejam as reuniões que é o calor humano. Preste muito atenção na forma como seu atendente direto está te tratando. Sabe quando você imagina que é o único cliente dessa empresa de tão rápida que são as soluções as suas solicitações? Aí sim você está sendo bem tratado.
Outro destaque é no momento do problema. Sim, não pense que tudo são flores, que nunca terá um problema, isso vai acontecer e nessa hora esse seu fornecedor obrigatoriamente tem que sofrer com o seu problema, que por fim é o sofrimento do seu consumidor final e procurar reparar o problema o mais rápido possível, ele tem que estar presente ao seu lado.
Nessas horas mais difíceis é que se reconhece o verdadeiro parceiro comercial, fique atento a isso.
Por outro lado tem você como cliente desse fornecedor. Cuidado para honrar seus pagamentos em dia, para representar com dignidade as marcas que está em seu portfólio, para repassar possíveis melhorias, trate essa empresa que você representa como se fosse a sua própria empresa. Assim, você mostrará lealdade e estará cumprindo com sua parte nesse acordo.
Abraços, até a próxima e ótimas vendas!
Autor: Paulo Mendes – Diretor Chiave Distribuidora
E-mail: paulomendes@chiave.com.br