Em 1994 quando iniciei minha atual empresa um parente me falou que eu não deveria investir naquele momento porque o Brasil vivia uma crise e teríamos um novo governo pela frente, o que poderia agravar mais ainda o cenário que já era ruim.
O que fiz para concluir se faria o negócio?
Uma das atitudes foi conversar com um grande amigo que minha universidade de engenharia me trouxe. Hoje ele é um grande empresário de muito sucesso. Nesse papo fizemos uma análise do desenvolvimento econômico do Brasil desde a década de 50, passando pelos governos militares e chegando aos presidentes vindos pelo voto popular.
A conclusão foi que para muitos analistas o nosso país sempre esteve passando por uma crise, com isso, para meu parente significava que eu nunca deveria investir. Sim, eu deveria fazer o negócio, daí mudamos o rumo da conversa e fizemos um belo plano de negócios.
O que devo fazer durante os bons períodos de faturamento?
O que esses mais de 25 anos de empresário me mostraram é que nunca posso parar de aprender. Isso significa não somente em assuntos relacionados diretamente ao nosso negócio. Se sua empresa comercializa produtos eletrônicos aprenda como funciona a produção dos equipamentos. Esteja muito ligado ao mundo dos negócios digitais que a cada dia cresce mais em todos os mercados. Estude marketing, o digital é um grande caminho para épocas de crise. Aumente sua rede de relacionamentos, ela será fundamental para ajudar em momentos de necessidade.
Cuidado, não gaste todo o dinheiro que sobra, faça suas economias. Tenho pra mim, como opinião, que devemos ter quando possível um valor em caixa disponível para pagarmos o custo fixo da empresa durante três meses sem entrar 1 real no seu caixa.
E a crise do Coronavírus?
Essa sem dúvida foi a crise mais desafiadora pela qual já passei. O que fiz para superar? Era 20 de março de 2020 e tudo se fechou, não sabíamos como seria o mês seguinte. Nesse período, durante 20 dias enquanto não podíamos vender nossos produtos eu e três verdadeiros generais que trabalham ao meu lado assistimos vários vídeos, lives e fizemos vários cursos online, cada um de sua casa.
A partir dai, durante 15 dias escrevemos o que chamamos de Tratado da Pandemia. Este nos deu um novo direcionamento para a empresa. Logo que voltamos a trabalhar demos inicio as mudanças tratadas, elas nos possibilitaram ter hoje um faturamento maior do que antes da pandemia, com um custo fixo menor.
Essa crise nos mostrou que devemos tomar muito cuidado com o dia a dia de nossas despesas, não podemos deixar de tomar uma atitude de redução de custos porque não temos tempo para implementar.
Afirmo com certeza que soubemos nos aproveitar desse momento para nosso desenvolvimento, aliás, isto é dito por muitos autores:
“A crise aparece e provoca o desenvolvimento de muitos negócios”.
Sim, mas não posso deixar de escrever que para certos negócios como um restaurante foram momentos muito mais difíceis e aqueles que não souberam se reinventar acabaram por fechar suas portas.
Também conversei com muitos amigos, me orientei para tomar as melhores decisões.
Concluindo: sim, invista mesmo se teoricamente estivermos vivendo uma crise, sempre aparecerá uma nova oportunidade de um ótimo negócio.
Realize seu sonho de empreender, siga seu caminho.
Até a próxima.
Paulo Mendes – Diretor Chiave
paulo@chiave.com.br