A Impedância na Associação de Caixas de Som

A Impedância na Associação de Caixas de Som

800 800 chiave

Hoje, quero falar um pouco sobre esta unidade de medida que sempre gera dúvidas entre muitos integradores: “A Impedância”.  Quando em um equipamento notamos a especificação de impedância (medida em ohms e simbolizada pela letra grega Ω), precisamos ter muito cuidado, pois esta especificação determina a impedância mínima de trabalho do equipamento. Ouvimos falar muito em “casar a impedância” pois esta é uma forma comum de se dizer, quando o valor da impedância final das caixas de som (ou suas associações) precisa ser “no mínimo”  igual à impedância do módulo de amplificação, ou seja, do amplificador ou receiver. O alinhamento destes valores é chamado “casamento de impedância” e sua correta aplicação, permite aos equipamentos entregarem a melhor potência possível. Quando os valores de impedância do amplificador e das caixas são diferentes, precisamos realizar o  casamento de impedância, mas para isso precisamos entender os dois tipos de ligação: a ligação em paralelo e a ligação em série.

Para associar em paralelo, precisamos unir de um lado, todos os bornes positivos das caixas de som associadas, e de outro unir todos os bornes negativos destas mesmas caixas de som. Após fazer esta ligação, ligaremos todos os positivos no borne positivo do amplificador, e todos os negativos no borne negativo do amplificador. Como exemplo a ligação em paralelo de 2 caixas de som de 8 ohms, resultando numa associação de impedância resultante de 4 ohms.

Para associar em série, faremos a união do polo positivo de uma caixa de som,  com polo negativo de outra caixa de som, e independente da quantidade de caixas, irão sobrar somente um polo negativo e um positivo. Neste caso estes bornes que sobraram, serão ligados diretamente ao amplificador, e o resultado desta associação, será a soma da impedância de todos as caixas de som  envolvidas. Como exemplo a ligação em série de 2 caixas de som de 4 ohms, terá um resultado de 8ohms.

Também podem ser realizadas ligações mistas (chamadas série/paralelo) utilizando os 2 sistemas de ligação, para se chegar ao resultado de impedância resultante desejada. Porém nunca podemos esquecer que a impedância de chegada no sistema de amplificação, jamais poderá ser menor do que a especificada no equipamento, sob risco de dano ao mesmo, no entanto a impedância maior que o especificado é permitida.

Por fim, espero ter ajudado a entender mais um pouco sobre o assunto!

Um abraço e até a próxima!

Rossano Nicola – Supervisor de Vendas
Rossano@chiave.com.br