AUTOMAÇÃO INCLUSIVA: muito além de um mercado de SMART HOME

AUTOMAÇÃO INCLUSIVA: muito além de um mercado de SMART HOME

1609 1080 Chiave Distribuidora

A automação inclusiva é o conceito de projetos de casas inteligentes para usuários com necessidades especiais, de mobilidade reduzida e idosos.

Quando se analisa o uso da automação em ambientes residenciais, se observa em paralelo, que as principais tendências que impulsionam o uso destas tecnologias estão ligadas a fatores externos, de caráter social, econômico e geopolítico, que alteram diretamente a rotina diária e as funções exercidas em uma casa. De acordo com o princípio da sociedade inclusiva, todas as pessoas portadoras de deficiência devem ter suas necessidades especiais atendidas.

Estes nichos passaram a receber maior importância no mercado brasileiro à medida que estes públicos, antes desassistidos, se mostraram segmentos altamente lucrativos e de alto padrão de consumo. No entanto, para atendê-los é preciso um atendimento diferenciado e conhecimento aprofundado da persona do cliente em questão.

Embora o termo esteja vinculado a pessoas com necessidades especiais, também é aplicado a idosos e pessoas com doença crônicas. No primeiro caso, é ainda mais relevante pois cerca 24% da população possui necessidades especiais. Estes brasileiros estão ativos no mercado de trabalho e são amplos consumidores de tecnologias digitais, sendo bastante interessantes às empresas de automação residencial.

Os sistemas residenciais inteligentes oferecem mecanismos que aumentam sua autonomia e que possibilitam a estas pessoas a continuidade do desempenho de importantes papéis na sociedade. A possibilidade de acionamento remoto ou automático dos sistemas pode trazer muitos benefícios para esse público. Além do conforto, a preocupação deste tipo de automação volta-se para a acessibilidade, segurança, saúde e bem estar do usuário, proporcionando-lhe maior autonomia e independência na realização das tarefas diárias em casa ou de sua atividade profissional, no local de trabalho.

A automação residencial traz a possibilidade de controle total do imóvel tanto por dispositivos móveis quanto por voz, adaptado a patologia e as necessidades de cada pessoa. Dentre diversas possibilidades, a automação pode oferecer:

  • A residência pode ser acessada tanto pelo uso da biometria quanto por acionamento a distância;
  • Comando de cortinas e persianas;
  • Aspiração central;
  • Pisos térmicos, ventilação e controle da temperatura;
  • Sensores de luz, gás, fumaça, inundação e exaustão;
  • Botões de emergência;
  • Tarefas agendadas, como por exemplo, a irrigação do jardim e filtragem da piscina;
  • Monitoramento e acionamento remoto;
  • Elevador para escadas;
  • Integração total dos equipamentos de áudio e vídeo;
  • Controle do consumo de recursos elétricos e naturais.

Na CHIAVE encontramos soluções em automação residencial para projetos, que além de um negócio é um propósito e uma causa!

Autor: Lucas Medeiros

E-mail: lucas@chiave.com.br