Como funciona o som!

Como funciona o som!

2560 1707 chiave

Caro Leitor, hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o som e como este importante fenômeno faz parte de quase tudo em nossa vida. Muitos dos fenômenos que conhecemos para os quais temos uma explicação lógica acontecem na natureza de modo totalmente inesperado e um bom exemplo disso é o som e como ele acontece, se propagando através de suas ondas sonoras.

Como a assunto é muito amplo e pode render várias páginas, vamos citar as 3 principais características que envolvem o som:

  • Altura: a altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam altas frequências (sons provenientes de trompetes por exemplo), também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves (sons provenientes de um contra baixo ou do bumbo de uma bateria).
  • Intensidade: a intensidade do som diz respeito à quantidade de energia que a onda sonora transmite. Essa intensidade está relacionada à amplitude da onda sonora: quanto maior a sua amplitude, maior será sua intensidade. Essa propriedade do som é medida em decibéis: sons intensos são chamados de sons fortes, enquanto os sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos. Pesquisas apontam que o ouvido humano (em média) tem percepção de 1 decibel, o que quer dizer que ao aumentarmos 1 decibel, podemos identificar que houve uma mudança de intensidade em determinado som.
  • Timbre: o timbre do som é o que nos permite distinguir a natureza de sua fonte. Ao ouvirmos dois sons de mesma frequência e intensidade, mas que foram produzidos por instrumentos diferentes, (exemplo baixo e guitarra) podemos facilmente diferenciá-los. O timbre é o modo de vibração da onda sonora, e cada fonte sonora possui o seu timbre característico.

Para resumir nosso assunto, podemos dizer que o  som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas. Os sons são percebidos por nós quando eles incidem sobre o nosso aparelho auditivo, que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.

Uma ótima e prazerosa maneira de percebermos o som, é simplesmente se concentrar e ouvir os sons provenientes da natureza em um ambiente amplo e tranquilo,  em um concerto de múltiplos instrumentos como uma orquestra, ou ainda, diante de nossos modernos e fiéis equipamentos de áudio, apreciar uma boa música!

Aproveite esta incrível e prazerosa sensação e curta seu som ao máximo!

Obrigado pela leitura, um abraço e até a próxima!

             Rossano Nicola – Supervisor de vendas
             rossano@chiave.com.br

Fonte: mundoeducação – UOL Física