Desvendando protocolos de automação – Parte 1

Desvendando protocolos de automação – Parte 1

1322 800 chiave

Nesse blog, vou apresentar para vocês o que são os protocolos de comunicação utilizados nos sistemas de automação residencial.

Simplificando o tema protocolo, podemos pensar nele como um idioma, onde você tem suas regras, forma de escrita, pronúncia e etc. Ou seja, você viaja para um país com um idioma diferente do seu, você precisa conhecer o idioma daquele país, ou a pessoa na qual você irá se comunicar deverá entender seu idioma. Os protocolos funcionam assim.

Vamos falar inicialmente dos seguintes protocolos: IR, RS 232 e RS 485, confiram:

IR( infravermelho) – Ainda bastante usado nos sistemas de automação, o emissor de IR é um componente que funciona através da tecnologia infravermelha e NÃO possui feedback, ele apenas envia o comando e não recebe uma resposta para saber se o comando foi realmente executado. Através do LED em sua ponta ele é colado na frente dos receptores de infravermelho dos equipamentos (ex: TV, ar condicionado, decoder de TV e etc), com isso é possível comandar os equipamentos através do sistema de automação.

 

RS 232 – Utiliza o sistema binário ( 1 e 0) para transmitir dados em formato ASCII( American Standard Code for Information Interchange) e este código é capaz de traduzir um código legível pelos humanos ( letras e números) em códigos legível pelos computadores (1 e 0). Traduzindo para uma linguagem mais simples, imaginem um túnel que interliga dois dispositivos e uma mensagem precisa ser enviada, logo a outra ponta recebe a mensagem, faz a leitura e devolve com uma resposta, trazendo assim um feedback para o sistema de automação dizendo se foi executado ou não.


RS 485 – Possibilita interligar mais que dois equipamentos entre si e chegando a distâncias de até 1,2Km trazendo assim mais vantagens que a ligação RS 232. Com esse tipo de ligação é possível ter feedback se o comando foi realmente executado.

 

Essa é uma pequena introdução do mundo dos protocolos de comunicação utilizados no sistema de automação, no próximo blog continuarei explicando um pouco mais, até a próxima!

Autor: Fabio Bernardo – Gerente de Automação

E-mail: fabio@chiave.com.br