Desvendando Protocolos de Automação – Parte 2

Desvendando Protocolos de Automação – Parte 2

2235 1341 chiave

Dando continuação ao tema, hoje vamos falar de mais dois protocolos: Z Wave e Zigbee.
Esses protocolos também são bem utilizados no dia a dia de quem trabalha com automação residencial.

Pegue seu lugar e embarque nessa leitura, vamos lá!

Z Wave – Além de ser um protocolo, hoje os principais fabricantes ( acesse www.z-wavealliance.org e confira) possuem integração e os que não possuem são passíveis de ser controlado, ligando o aparelho a um módulo Z Wave adequado.
Com mais de 700 produtos certificados e mais de 12 milhões de equipamentos instalados em todo o mundo, o Z Wave é um protocolo wireless, que utiliza a Rede Mesh**, usando faixa de frequência sub giga, inferior a 1Ghz. No Brasil utilizamos a faixa 921,4 Mhz.

O Z Wave não é um protocolo “fechado”, com isso permite a integração com vários dispositivos de: iluminação, segurança, climatização, multimídia, entre outros.

** Rede Mesh – tem como característica monitorar em tempo real o estado de qualquer aparelho ou dispositivo. Confirma as ordens enviadas aos dispositivos e atualiza o seu estado na rede Z Wave. Os dispositivos Z Wave se conectam entre si, fazendo assim seu alcance da rede ser maior.

Zigbee – é um protocolo de comunicação sem fios destinado a aparelhos IoT, com foco em dispositivos de baixa potência. Esses, por sua vez, são equipamentos que possuem uma demanda energética limitada, com autonomia que pode chegar a anos com uma única bateria. A tecnologia foi pensada para interligar essas unidades de dispositivos inteligentes, criando uma espécie de rede ZigBee, independente do Wi-Fi.

A promessa, portanto, é de criar uma comunicação autônoma entre esses produtos, o que pode significar maior velocidade e segurança para a casa conectada. Entre as principais aplicações da tecnologia estão: hubs domésticos, iluminação, climatização, controle de segurança e coleta de dados.

Utilizando um sistema de malha (semelhante a uma rede Mesh), no qual cada dispositivo pode receber e retransmitir os dados.
Fazendo uso de um protocolo de criptografia AES-128, o ZigBee cria a interconexão entre aparelhos inteligentes da casa ou empresa, promovendo a interação em uma mesma rede.

O sistema permite ainda que, caso um dispositivo apresente falha na comunicação, todo o sistema automaticamente migre a transmissão para outro dispositivo próximo, procedimento conhecido como salto.

Em nosso próximo encontro vamos continuar nossa aventura nesse mundo da tecnologia desvendando mais alguns protocolos de comunicação utilizados no sistema de automação, até a próxima!

Autor: Fabio Bernardo – Gerente de Automação
E-mail: fabio@chiave.com.br