Olhe ao seu redor e levante essa questão com o seu consciente: “minha empresa utiliza a franqueza como um valor muito presente no dia a dia dos nossos negócios?”
A franqueza sim é algo muito importante para a sobrevivência de sua sobrevivência. Ela deve estar incutida em você e em todos os funcionários. Ela deve ser um valor compreendido, aceito e executado.
Ao longo desses 25 anos como empresário sempre procurei ser franco com o meu consumidor. Criar falsa expectativa pode te trazer uma vantagem momentânea, mas uma inverdade hoje, outra amanhã e em algum momento o consumidor começa a entender que não pode confiar em você.
Daí muitas vezes o empresário não entende porque seu negócio não deu certo. A franqueza fará com que você tenha longevidade tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, afinal de contas é impossível se ter uma amizades duradoura sem ser sincero.
Podemos afirmar que esse é um dos pilares do seu sucesso. Afirmo que aqui nos negócios que estou envolvido não tem historia inventada, aqui se fala a verdade.
Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, afirmava que “se tivermos algum problema que prejudique o nosso cliente estaremos sempre aqui pra dar a cara pra bater e arrumar aquilo que ficou errado”.
Sua empresa também atua dessa forma? Lembre-se que em última analise o erro não é de seu funcionário e sim seu que não o treinou para aquela tarefa. Então na hora do problema nada de querer culpar o outro, resolva e após isso vá ter aquela conversa com quem provocou o problema.
Como este sentimento pode nos ajuda a vencer:
- A franqueza faz com que participemos da conversa de forma aberta, com riqueza de ideias, sem estar preocupado com o que o outro vai pensar.
- A franqueza proporciona velocidade na execução das tarefas e resolução dos problemas.
- Agir com verdade nos proporciona credibilidade em qualquer situação.
- Não vamos nos calar, se temos opinião contraria a que esta sendo exposta vamos falar, criticar, mostrar outro caminho que pode ser melhor que esse.
- Se algo novo foi iniciado e você ouve que o mercado esta criando alguma barreira para o desenvolvimento dele não exite em falar rapidamente para que possa se corrigir o erro de uma forma que não prejudique sua empresa.
- O debate aberto e de ação rápida deve continuar sendo um dos motivos do crescimento em nossa empresa.
A sim Paulo Mendes, você é um Santo? Olha, não vou discordar que é impossível sermos 100% verdadeiros em tudo, afinal de contas somos humanos e desde a infância fomos doutrinados a meia verdade, porém é necessário encontrar um meio termo. Aquele ponto em que sua credibilidade não seja abalada. Lembre-se também que a informação negativa corre muito mais rápida que a positiva.
Este tema foi baseado na leitura do livro do mago dos negócios Jack Welsh, já falecido e por 20 anos CEO da GE americana, através da leitura do seu livro Paixão por Vencer do qual recomendo demais.
Vamos praticar a franqueza gente!
Até nosso próximo encontro aqui no Blog.
Paulo Mendes – Diretor Chiave Distribuidora
E-mail: paulo@chiave.com.br
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