Continuando falando sobre automação e iluminação, agora vamos entender um pouco mais sobre dimerização. O queridinho dos projetos de iluminação, aqui encontra todo o charme para os projetos.
Dimerização é o termo utilizado para classificar o controle da intensidade de uma luz. Por isso, as lâmpadas dimerizáveis são aquelas que são usadas por quem deseja regular a intensidade de determinado brilho e controlar a iluminação de visual de um ambiente.
Em residências, a dimerização de quartos, salas e até banheiros criam espaços mais aconchegantes e propícios ao relaxamento.
Edifícios comerciais e condomínios também podem utilizar a dimerização em diversos espaços. Dessa maneira, as luminárias dimerizáveis podem emitir uma potência menor da luz quando não há circulação de pessoas e aumentar a intensidade automaticamente quando necessário.
Nem todas as lâmpadas podem ser dimerizadas. Na hora de comprar o produto, você precisa conferir na embalagem se há a indicação de dimerização.
O dimmer é responsável por, dentre muitas funções, aumentar o tempo de vida útil da lâmpada, visto que diminui a tensão aplicada nesse material para poder produzir o brilho da luz.
Há algumas possíveis formas de fazer isso, duas delas são a Dimerização de 0-10V e a Dimerização por fase, entenda a diferença entre elas:
Dimerização por fase: Funciona por meio de corte da tensão da linha CA para variar a tensão RMS fornecendo dimerização à luminária. São divididos em duas classes: fase de avanço e fase reversa.
0-10V: Produz uma rampa de tensão entre 0 a 10 V para assim ajustar a intensidade luminosa, produzindo um nível de intensidade variável, podendo fornecer de 1% a 100% da saída nominal.
A CHIAVE é distribuidora das principais marcas de automação do mundo, como a Lutron.
Lutron é a marca líder global no controle de precisão da luz do dia, luz elétrica, temperatura.
Conte conosco para deixar seu projeto ainda mais inteligente!
Autor: Lucas Bandeira – Suporte Técnico
E-mail: lucas@chiave.com.br