Ao escutarmos uma boa música, parece que nosso dia fica mais leve, não é?
A música influencia nosso humor, bem-estar, alivia o estresse além marcar eventos memoráveis. Não há como duvidar de seu impacto em nossas vidas.
As canções e melodias nos ajudam na sensação de bem-estar, liberando endorfina e acionando neurotransmissores ligados ao prazer.
A música é feita de ondas sonoras geradas pela vibração dos corpos. Nossas cordas vocais, as cordas de uma guitarra ou a coluna de ar dentro de uma flauta geram vibrações que variam de acordo com intensidade, frequência e timbre.
A musicoterapia trabalha os efeitos que as ondas sonoras causam no corpo e as associações mentais que as músicas despertam. A música é analisada de um ponto de vista holístico, lúdico e também mecânico. Cada estilo ou sonoridade estimula mais o indivíduo de acordo com suas características.
A música influencia em nossas vidas muito além da área clínica. A musicoterapia é usada também no setor empresarial para estimular aspectos como liderança, cooperação e produtividade para os funcionários.
O comércio recorre a música a fim de desenvolver um som ambiente agradável para o público. Profissionais habilitados e qualificados fazem a elaboração de reportórios que atraia o público alvo e o faça se sentir bem dentro da loja.
Nos últimos longos meses estamos ficando cada vez mais em casa devido ao isolamento social. Tivemos aumento de casos de depressão, ansiedade, pânico e vários outros distúrbios psicológicos.
Investir em um equipamento de som para usar a música como forma de terapia pode ser uma saída para aliviar a mente nesse período que passamos.
Não há dúvidas que a música é um santo remédio tanto para o corpo como pra alma.
E aí, já escolheu sua playlist de hoje?
Lucas Medeiros – Suporte Técnico
Lucas@chiave.com.br