Leandro Karnal, filósofo e historiador, prevê um “período de grande alegria e felicidade” para a humanidade logo após a pandemia do novo corona vírus.
Em entrevista às jornalistas da CNN, Karnal analisou como será a vida depois que o surto da COVID-19 for controlado. “Na tradição histórica, depois de um período de recolhimento e morte, há uma grande explosão de vida. É o caso do Renascimento após a Peste Negra. Depois da Revolução Francesa, a moda em Paris se tornou muito extravagante e internacionalmente famosa. Haverá uma tendência a uma explosão de sociabilidade em um primeiro momento.”
Segundo o filósofo, três fatores aceleram a história: guerra, revolução e epidemia. “O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível. Nós estamos vendo a história mudar tão rapidamente que, há três meses, se alguém visse como vi hoje tantas pessoas entrarem de máscara no prédio, seriam detidas por tentativa de assalto. Hoje, quem não está de máscara é visto como infrator”, disse.
E então? O que podemos tirar disso tudo?
O que nos diz a história é que fatos desoladores que envolvem morte, são sucedidos por períodos de evolução social, como o próprio Karnal diz acima no que chama “ Uma explosão de vida”!
Então precisamos nos reorganizar, o termo REIVENTAR, talvez possa ser substituído por REVIVER. Retomar rotinas que estavam esquecidas, conviver mais com quem realmente importa investir na simplicidade das ações. Cada ser humano tem uma maneira natural de reagir aos seus problemas…
Do ponto de vista comercial, diante de tudo isso, entende-se é claro, que as relações são afetadas. Alguns de nossos clientes podem precisar de mais atenção que outros. Pode ser o momento de resgatar aquele contato, até o momento esquecido, ligar, ouvir mais, entender a situação, ouvir o não, mostrar posição positiva, engajar. Muito importante que seu negócio tenha uma cultura clara e simples.
Pense: “ cultura empresarial é como você e sua equipe fazem as coisas em sua empresa”. Se está dando certo, a ética e a transparência imperam e estes valores conseguem ser percebidos, venda isto ao seu cliente, mostre suas ações, crie e entenda as novas oportunidades, pois nada será como antes!
Neste contexto, as mídias sociais ganham mais espaço a cada dia, com um alcance global. Porque não usá-las para estabelecer com seus clientes e fornecedores um mecanismo positivo de comunicação; entenda qual canal comunica melhor sua mensagem. Lembre sempre que este caminho tem duas vias, então é muito importante que você colete informações sobre suas ações, como estão seus clientes, qual o engajamento as suas ações, para também poder avaliar o melhor momento para uma ação comercial (por exemplo).
Tudo isto pode se transformar em um INSIDE SALES, ou seja, uma venda sem sair da “base”. Principalmente neste momento de isolamento social, nossa presença digital é muito importante, principalmente com conteúdo e frequência. No entanto ela não substitui a interação social! O momento requer cuidados e não é “para visitas”. Neste caso, não deixe de fazer aquela ligação, convide seus clientes para participar de seus eventos, mesmo que on-line. Faça uma interação personalizada; Sua marca é seu DNA, portanto conquiste FÃS para ela. Mantenha sua cabeça e seu negócio “ativos”, e lembre-se: “A emoção é bela e crédula. Bastam alguns pingos de esperança para que o humor restabeleça e a garra retorne”
Autor: Alberto Rossano Nicola
Gestor de Contas Chiave Distribuidora
Email: rossano@chiave.com.br
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