Vamos pensar juntos nesses minutos sobre um ponto que considero fundamental para o sucesso ou não do processo de atendimento e seu desenrolar.
Sempre ouvimos a expressão “a primeira impressão é a que fica” e ouvimos diversas histórias e exemplos que provam isso. Isso é sim, na maioria das vezes, correto de fato. Nossos clientes, assim como a complexidade humana, são cheios de particularidades e por isso não sabemos as respostas que vamos receber e com que humor será a reação no contato pela primeira vez.
Contudo, creio que a condução do processo após esse início seja tão importante quanto. Quando falo de vícios entenda como se fosse o seguinte: Não há padrão de condução com pessoas, por isso padronizar ou robotizar isso é um caminho perigoso, tenha você 30 ou 500 clientes.
Perece óbvio e clichê falar isso, mas por incrível que pareça é mais comum do que se pensa, estão aí as empresas de telemarketing para provar. Ou você nunca desligou uma chamada por saber do que se tratava antes mesmo da pessoa concluir a frase? Pois é, infelizmente pra eles a rejeição é uma realidade. E tem muitos outros exemplos.
Ao contrário: Virtude, falando-se em atendimento, está em vários detalhes. Não há padrão, não há certo e errado, desde que seu resultado apareça e que minimamente seu cliente se sinta atendido e satisfeito. Criar elos como a amizade é um bônus muito legal e satisfatório na nossa área.
Minha intenção explanando o assunto é fazê-lo pensar: Como estou atendendo? Quais os vícios que posso corrigir? Minha abordagem está padronizada?
Padrão, creio eu, deva ser a educação, a preocupação, o prazer em resolver o problema, a satisfação pela venda…
Ao chegar nesse ponto saberemos cada vez mais onde está o limite. Esse tato e essa percepção farão com que nem pensemos mais em qualquer regra. Como em qualquer profissão, o tempo e a experiência sempre ajudam, porém quando lidamos com pessoas e com vendas muitas dessas regras caem e por isso é tão fascinante.
Cabe a nós saber medir o ponto certo de nosso lado e do nosso interlocutor.
Fácil ou simples nunca foi, mas é provável que deva ser exatamente por isso que gostamos tanto…
Felipe Chagas – Gestor de Contas
E-mail: chagas@chiave.com.br