Por que investir em bons cabos de caixas de som?

Por que investir em bons cabos de caixas de som?

1280 720 Chiave Distribuidora

Diariamente, temos acompanhado constantes e significativas evoluções tanto nos conteúdos disponíveis em Áudio e Vídeo, bem como nos equipamentos responsáveis por reproduzir os mesmos. Neste cenário, apesar de estarmos  em uma era “unplugged”, os cabos ainda cumprem papel  fundamental,  como principal elo de ligação entre a fonte geradora destes conteúdos até os dispositivos responsáveis pela reprodução como amplificadores, caixas de som, televisores, projetores,  etc…

Por isso os cabos também sofrem constantes melhoras através das novas experiências em laboratório e evoluções de materiais disponíveis para sua confecção. Como este assunto é muito amplo, hoje falaremos somente sobre os cabos para caixas de som ou cabos speaker como são conhecidos.

Voltados à necessidade de proporcionar a melhor experiência sonora ao ouvinte, é imprescindível que sempre se invista em um cabo com alto grau de desempenho . Como orientação básica  quando você for especificar um cabo para um determinado projeto pense nele  como um cano condutor de água, quando maior for esse duto e menor obstrução tiver dentro dele mais  facilmente fluíra a água. No cabo também, quando mais puros forem seus condutores, menor resistência ele oferecerá a passagem das ondas sonoras.

Nos sistemas que exigem baixa potência  à distâncias curtas, podem ser usados cabos mais simples, como os cabos de composição mista, bitolas entre 1,5mm  e 2,5mm chamados CCA (construídos com ligas de cobre e alumínio).

Já os sistemas que exigem alta potência de amplificação, bem como reprodução em amplo espectro de frequências exigem cabos de  baixa indutância (geração de campos magnéticos), além  de eficaz proteção contra interferências (blindagens especiais), sempre avaliando o diâmetro apropriado à potência e distância empregada.  Os cabos que agregam toda esta tecnologia, costumam ser construídos com a mais pura liga de cobre, possuem blindagens especiais e encapsulamento em processo livre de oxigênio (OFC), o que confere ao conjunto uma proteção altíssima contra oxidação, conferindo anos e anos de uso com máxima qualidade.

Para contribuir com o conjunto da obra, na finalização do cabo onde for necessário aplicação de conectores,  é importantíssimo que os mesmo acompanhem a aplicação correta do cabo.  Hoje dispomos no mercado  de conectores banhados a ouro 24K,  livres de solda , que exercem excelente condução  e  conferem acabamento fino e impecável  ao projeto.

Na Chiave dispomos de completa linha de cabos para atender todos seus projetos.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe comercial.

Autor: Alberto Rossano Nicola

Gestor de Contas

Email: rossano@chiave.com.br