É sábado à noite e você resolve pedir uma pizza, é hora de escolher, você liga para pizzaria com a entrega mais rápida ou para a pizzaria que tem aquele sabor exclusivo que você ama.
Qual você escolhe?
Considerando as opções, se estivesse com muita fome, escolheria a pizzaria mais rápida. Porém, se urgência não fosse um problema, com certeza escolheria a pizzaria com seu sabor favorito.
Tanto a pizzaria mais rápida como a com sabores diferenciados, independente de quererem ou não, são reconhecidas graças ao seu posicionamento no mercado.
Por isso vou apresentar um pouco mais sobre o conceito de posicionamento de marca.
Posicionamento de Marca
Posicionamento de marca é a estratégia utilizada pelas empresas para estabelecer a imagem, a identidade e a percepção da sua marca na mente dos consumidores em relação aos seus concorrentes. É a maneira como uma empresa pretende que sua marca seja percebida pelos seus clientes em relação às outras marcas no mercado.
Existem várias estratégias de posicionamento de marca, como posicionamento por benefício, por atributo, por preço, por concorrente, por usuário e por categoria. Cada uma dessas estratégias busca criar uma imagem distinta da marca na mente dos clientes, destacando seus benefícios, atributos ou vantagens em relação as demais.
O posicionamento de marca é uma tarefa complexa que requer uma compreensão profunda do público-alvo, dos valores da marca e dos diferenciais competitivos da empresa em relação aos concorrentes. A empresa deve ser capaz de identificar as necessidades, desejos e expectativas dos clientes e, em seguida, posicionar sua marca de forma a atender a essas demandas.
A menos que você trabalhe com o monopólio da área em sua região de atendimento, seu cliente vai tomar essa decisão, escolher fechar um projeto contigo por conta da sua capacidade de cumprir um prazo mais apertado, ou por sua especialidade / portfólio, experiência no mercado, etc.
Daí vem a pergunta: como o seu cliente reconhece o seu negócio?
É possível que um produto seja altamente reconhecido, mas seu posicionamento seja nulo. O mesmo acontece com as marcas. Isso nos remete, de forma clara, à diferença entre posicionamento e reconhecimento de marca.
É necessário compreender e diferenciar, como sua empresa se posiciona, como é reconhecida e se seu posicionamento dá match com o reconhecimento da marca.
Para ajudar a encontrar o posicionamento da sua empresa existem ferramentas como o Arquétipo de marca (Brand Archetype), vou te apresentar esse conceito:
Brand Archetype
Brand archetypes são padrões de personalidade que ajudam as empresas a definir a identidade de sua marca. Esses arquétipos são baseados em modelos psicológicos e mitológicos que se conectam com os valores, emoções e desejos humanos.
Existem doze arquétipos de marca que as empresas podem usar como base para definir a personalidade de sua marca. Cada arquétipo tem características distintas que podem ser usadas para definir o tom de voz, a mensagem e a imagem da marca, ajudando a construir um relacionamento emocional com seus clientes.
Os doze arquétipos de marca são:
Herói – Defensor da causa, protetor e salvador.
Fora da Lei – Rebelde, inovador e transgressor.
Mago – Visionário, criativo e transformador.
Explorador – Aventureiro, inquieto e curioso.
Sábio – Mentor, sábio e especialista.
Inocente – Ingênuo, puro e sincero.
Regular – Comum, amigável e leal.
Amante – Sensual, apaixonado e sedutor.
Palhaço – Divertido, irreverente e alegre.
Cuidador – Altruísta, compassivo e dedicado.
Governante – Autoridade, líder e poderoso.
Criador – Inovador, imaginativo e criativo.
Ao definir o arquétipo de marca, a empresa pode orientar toda a sua comunicação, publicidade e experiência do cliente em torno dessa personalidade. Isso ajuda a criar um relacionamento emocional com os clientes, tornando a marca mais memorável e diferenciada dos concorrentes.
A escolha do arquétipo de marca também pode ser uma ferramenta valiosa para o posicionamento de marca e para a construção de uma estratégia de marketing eficaz.
Com esse conceito em mente, responda as seguintes questões:
Como seu cliente percebe seu negócio?
Como você gostaria de ser percebido?
Qual arquétipo de marca se enquadra nas respostas acima? São o mesmo?
Após responder essas questões chegamos à conclusão de que se você já percebe como se posiciona, o arquétipo de marca lhe ajudará na definição da sua identidade, para que todos seus colaboradores sigam esse papel e atendam e se comuniquem com seu cliente de modo a reforçar essa percepção.
Caso a resposta tenha sido diferente, é hora de agir, ajuste a sua comunicação para o modo que deseja que sua empresa seja reconhecida no mercado. Quando uma marca é bem posicionada, ela se torna mais reconhecida e memorável, o que aumenta a sua lealdade, a preferência e a intenção de compra por parte dos clientes.
O que achou do conteúdo, se quiser saber mais pode entrar em contato com o time Chiave, independente do assunto estamos sempre prontos para te ajudar, é assim que queremos ser reconhecidos.
Espero que o conteúdo tenha sido proveitoso e até a próxima.
Davi Pereira
Coordenador de Marketing – Chiave Distribuidora