Sistemas de áudio, desde pequenos sistemas para modestas salas de conferência ou até projetos mais complexos para show em estádios, exigem conexões entre microfones, mixers, processadores, amplificadores, tvs e alto-falantes. Isso significa longos cabos analógicos especializados, que são pesados, difíceis de manusear e dedicado a um tipo de sinal que passa para um único dispositivo de cada vez.
Conforme a distância do cabeamento vai aumentando os níveis de ruídos e zumbido crescem proporcionalmente, além do investimento ser maior. Se incluir sistemas de vídeo, são outros tipos de cabos dedicados, imaginem então a quantidade de cabos a mais para administrar e instalar.
O protocolo DANTE substitui todas essas conexões por uma rede de computadores, enviando vídeo ou centenas de canais de áudio tranquilamente por cabos Ethernet ( Cat5e ou Cat6) com perfeita fidelidade digital. Como todos os dispositivos compartilham a mesma rede, é possível enviar sinais entre qualquer dispositivo, não importa onde eles estejam localizados em uma instalação, sem nenhuma modificação na fiação. Basta conectar os dispositivos DANTE em um ponto de rede ou switch de rede (capacidade Gigabit) e começar a usar.
Presente em mais de 2000 produtos de mais de 400 fabricantes, abrange uma ampla variedade de instalações e aplicações em todos os setores. Na grande maioria presente na forma de CHIP, mas podendo ser utilizado na forma de hardware e softwares. Nosso multiroom via IP da ELAN, há a possibilidade de colocar o CHIP DANTE e assim passa a falar o protocolo.
Essa tecnologia veio para ficar e facilitar todos os projetos de áudio e vídeo, mantendo a qualidade e um investimento menor.
Obrigado pela leitura e até o próximo blog!
Autor: Fabio Bernardo – Gerente de Automação
E-mail: fabio@chiave.com.br