Vale Tudo Para Vender ou Seu Cliente Precisa de Transparência Total?

Vale Tudo Para Vender ou Seu Cliente Precisa de Transparência Total?

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Apesar da resposta para esse questionamento parecer óbvia, muitas vezes o profissional de vendas não leva em conta e isso merece algumas considerações, então vamos a elas:

Falando de venda no varejo, presenciei várias vezes, profissionais de vendas cometendo o que considero inadequado no decorrer de uma negociação comercial, como por exemplo, se comprometer com datas de entrega que não poderiam ser cumpridas, garantia além das de fábrica ou até mesmo promessas de troca fora dos prazos determinados pelo fabricante.

Nesses casos, o pós venda se prejudica muito e considero inadequado, um erro. Mas também já estive presente em atendimentos nos quais o vendedor potencializa a qualidade do produto no intuito de fechar a venda e, muitas vezes, levar o consumidor à um item acima em relação à qualidade e valor, apresentando ser algo totalmente diferente do que se identifica como solução ideal para a necessidade daquele comprador.

No caso de serviços, isso sim merece atenção diferenciada, ou seja, explicar e detalhar cuidadosamente o exato benefício daquilo que está sendo ofertado.

E falando de distribuição, muitas vezes abrangendo um nível nacional, o cuidado deveria ser bem maior, pelas distâncias e custos dos serviços que envolvem a venda como um todo.

No final das contas vale mesmo o bom senso e a ética de cada um, afinal o profissional de vendas trabalha no encalço das suas metas e o ditado que diz “vender é começar todo dia do zero” dá a oportunidade de rever procedimentos, corrigir rumos e se aprimorar cada dia mais.

Quando se cria uma relação de empatia e até mesmo amizade com seu cliente, a transparência deveria aumentar e os argumentos serem cada vez mais fiéis à realidade.

Sempre escutamos também a máxima de que, em ultima análise, todos somos vendedores de algo, então considerando tudo que expus, todos essas situações faladas aqui, eu te pergunto, caro vendedor:
E pra você, o que vale e até onde você compromete (ou não) sua ética para atingir suas metas?

Se valeu a sua reflexão e foi útil, é sempre um prazer contribuir!
Abraços e até a próxima!

Felipe Chagas – Gestor de Contas
E-mail: chagas@chiave.com.br