Dica: saiba o tamanho ideal de TV para a sua sala

Dica: saiba o tamanho ideal de TV para a sua sala

800 534 Chiave Distribuidora

Se você tem planos de adquirir um novo televisor, reunimos recomendações importantes para uma boa instalação. O tema: tamanho de tela versus distância.

São orientações extraídas de constantes avaliações de nossa equipe, e que vão ajudar a garantir maior qualidade e durabilidade a sua tela grande, além de conforto para toda a família.

Por mais que pareça óbvio, é fundamental antes de comprar conferir o espaço onde ficará o aparelho. Mais importante que o tamanho total do ambiente é a distância real entre a tela e o encosto do sofá. TVs 4K, mesmo que não apresentem conteúdos com essa resolução, permitem uma visualização mais próxima.

Isso porque o espectador não verá facilmente uma aparente estrutura de mais de 8 milhões pixels, diferente do que acontece com um modelo Full-HD de mais de 2 milhões de pontos. Contudo, o desconforto visual diante de imagens brilhantes e de grandes proporções causa mais dores de cabeça do que prazer.

Experimente ficar a menos de 1m de uma TV de 55” por alguns minutos e verá como se torna difícil para os seus olhos acompanhar as cenas em movimento. Afora a sensação de olhos secos e cansaço nas pálpebras não dá para descartar enxaquecas ao longo de uma série de 40 minutos ou de um filme de 2 horas.

Os efeitos variam em cada pessoa, sobretudo aquelas com maior sensibilidade à luz e idosas, mas uma regra preconizada por especialistas de entidades internacionais de certificação e calibragem, e também adotada em nossos testes atualmente, é dividir a distância disponível na sala por 4,75.

Para quem acha essa média conservadora demais, poderá dividir a distância por 3,02. Assim, é possível saber o tamanho mínimo e máximo de tela para uma boa experiência de visualização com TVs 4K em seu ambiente.

Veja alguns exemplos:

* Distância recomendada para conteúdos 4K, segundo a THX.
** Distância recomendada para conteúdos 4K, segundo a SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers).
Para outros valores de distância e resolução, acesse: https://bit.ly/2Bk8bmV

Fonte: Revista Home Theater