Anos atrás, desde os anos 50 até os anos 90, a forma de mostrar seu negócio ao mercado era baseado em propagandas de jornal, revista, televisão, rádio, outdoor e toda a criatividade que se tinha em meio a um mundo ainda pouco digital.
No livro A Estrada do Futuro, escrito pelo criador da Microsoft Bill Gates no ano de 1995 ele relata que “No futuro chegarão nas residências de todo o mundo e também nas empresas um cabo vindo da rua e este estaria ligado a uma caixa na esquina de casa, esta ligada a um grande centro de equipamentos na cidade, por fim esta seria ligada a satélites espalhados pelo mundo. Com isso, teríamos acesso a qualquer biblioteca de um determinado pais ou cidade e que teríamos as informações em tempo real e que com isso estaria criada a Internet”.
O visionário Bill Gates acertou em cheio e hoje vivemos um mundo completamente digital. Tudo pode ser exposto de forma imediata e as formas de se dirigir ao seu público consumidor mudaram radicalmente.
Antes o pequeno empresário não tinha capital para investir em comerciais exibidos em televisão ou rádio fazendo assim com que seu negócio fosse completamente local, dependendo somente de seu bom trabalho e do boca a boca desses seus usuários.
Nos tempos atuais o marketing digital tornou-se fundamental para o desenvolvimento das empresas e o melhor, fez com que qualquer tipo de negócio possa ser conhecido no mundo inteiro.
Ferramentas como Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube tem custo zero de veiculação e você mesmo pode utiliza-la. Sim, ter uma empresa ou um profissional competente para cuidar daquilo que chamamos de redes sociais vai ajudar muito no crescimento de sua empresa. Saber medir essa taxa de retorno é uma análise que trará direcionamento para seu negócio e se então suportar esse custo, que não é alto, o faça que somente trará benefícios.
Bons negócios a todos e forte abraço!
Autor: Paulo Mendes – Diretor da Chiave Distribuidora
Email: paulomendes@chiave.com.br
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