A automação inclusiva é o conceito de projetos de casas inteligentes para usuários com necessidades especiais, de mobilidade reduzida e idosos.
Quando se analisa o uso da automação em ambientes residenciais, se observa em paralelo, que as principais tendências que impulsionam o uso destas tecnologias estão ligadas a fatores externos, de caráter social, econômico e geopolítico, que alteram diretamente a rotina diária e as funções exercidas em uma casa. De acordo com o princípio da sociedade inclusiva, todas as pessoas portadoras de deficiência devem ter suas necessidades especiais atendidas.
Estes nichos passaram a receber maior importância no mercado brasileiro à medida que estes públicos, antes desassistidos, se mostraram segmentos altamente lucrativos e de alto padrão de consumo. No entanto, para atendê-los é preciso um atendimento diferenciado e conhecimento aprofundado da persona do cliente em questão.
Embora o termo esteja vinculado a pessoas com necessidades especiais, também é aplicado a idosos e pessoas com doença crônicas. No primeiro caso, é ainda mais relevante pois cerca 24% da população possui necessidades especiais. Estes brasileiros estão ativos no mercado de trabalho e são amplos consumidores de tecnologias digitais, sendo bastante interessantes às empresas de automação residencial.
Os sistemas residenciais inteligentes oferecem mecanismos que aumentam sua autonomia e que possibilitam a estas pessoas a continuidade do desempenho de importantes papéis na sociedade. A possibilidade de acionamento remoto ou automático dos sistemas pode trazer muitos benefícios para esse público. Além do conforto, a preocupação deste tipo de automação volta-se para a acessibilidade, segurança, saúde e bem estar do usuário, proporcionando-lhe maior autonomia e independência na realização das tarefas diárias em casa ou de sua atividade profissional, no local de trabalho.
A automação residencial traz a possibilidade de controle total do imóvel tanto por dispositivos móveis quanto por voz, adaptado a patologia e as necessidades de cada pessoa. Dentre diversas possibilidades, a automação pode oferecer:
- A residência pode ser acessada tanto pelo uso da biometria quanto por acionamento a distância;
- Comando de cortinas e persianas;
- Aspiração central;
- Pisos térmicos, ventilação e controle da temperatura;
- Sensores de luz, gás, fumaça, inundação e exaustão;
- Botões de emergência;
- Tarefas agendadas, como por exemplo, a irrigação do jardim e filtragem da piscina;
- Monitoramento e acionamento remoto;
- Elevador para escadas;
- Integração total dos equipamentos de áudio e vídeo;
- Controle do consumo de recursos elétricos e naturais.
Na CHIAVE encontramos soluções em automação residencial para projetos, que além de um negócio é um propósito e uma causa!
Autor: Lucas Medeiros
E-mail: lucas@chiave.com.br
Deixe um comentário
You must belogged in to post a comment.