Liderança, qual o seu formato?

Liderança, qual o seu formato?

2560 1707 chiavedistribuidora

Para falarmos das características de cada tipo de liderança, temos que entender primeiro o que de fato essa palavra significa, então vamos lá:

Liderança é a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Na liderança, essa motivação vem muito mais pelas atitudes práticas do líder do que por suas palavras.

No conceito de liderança, o líder busca influenciar e conduzir a equipe na luta por um mesmo objetivo, contando sempre com a participação de todos e abrindo portas para que a equipe possa se expressar.

 A liderança pode ser desenvolvida ao longo de sua vida profissional e pessoal, ou seja, não é somente um dom de nascença. No decorrer de minha abordagem sobre o tema, vou citar alguns tipos de liderança e suas características para que você veja com qual delas mais se identifica.

Após longo período de estudos, em 1939, os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt determinaram três tipos de liderança, sendo elas:

1. Liderança autocrática (chefe):
Neste material, White e Lippitt explicam que o líder autocrático é aquele chamado de chefe.

Neste perfil, o líder acredita que sua opinião vale mais do que a de seus colegas, além de priorizar a realização do trabalho e não as relações humanas.

Ele não costuma consultar os profissionais com os quais trabalha, nem propicia um ambiente que estimule a criatividade deles. Normalmente, expõe falhas e faz críticas na frente de todos.

Não têm o hábito de elogiar, resultando em um ambiente desmotivador para se trabalhar ou crescer profissionalmente.

2. Liderança democrática (foco no desenvolvimento do grupo):
De acordo com White e Lippitt, o líder democrático é o oposto do líder autocrático.

A afirmação dos estudiosos está embasada na atuação mais próxima entre todos da equipe. É o primeiro a motivá-la para atingir resultados, além de fazer questão de ouvir a opinião do grupo.

Em casos de falhas e insucesso nos projetos, não aponta culpados, mas métodos e caminhos para que os erros não se repitam. Prioriza o bom relacionamento entre os colegas, além de um ambiente de trabalho mais flexível e adaptável às características de todos de sua equipe.

Este tipo de líder acredita que, para obter melhores resultados, as organizações devem apostar no desenvolvimento individual dos profissionais.

Portanto, o exercício da liderança democrática proporciona maior qualidade de trabalho, representando produtividade saudável.

3. Liderança liberal:
Para White e Lippitt, o líder liberal é aquele que não toma decisões, deixando os outros com o poder de escolha sem orientação, este tipo de líder não se compromete. Ele costuma terceirizar a divisão de tarefas e suas participações em projetos são mínimas.

Devido à postura sem comprometimento e responsabilidade, o grupo com o qual trabalha passa a enxergar o ambiente de trabalho como um espaço de extrema liberdade.

Pela falta de orientação, perde-se tempo e não há produtividade, tendo em vista que cada membro da equipe faz o que acredita ser melhor. Nem sempre atuando de forma conjunta. Não se impõe, nem é respeitado.

As lideranças citadas acima foram estudadas ao longo dos anos. Abaixo vou citar outras variáveis que foram sendo desenvolvidas com o avanço do mercado:

Liderança com base no coaching:
O coaching é um processo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, a fim de alcançar um objetivo, que pode ser pessoal ou profissional.

O líder coach foca bastante na motivação e no desenvolvimento do seu time. Imagine um técnico de futebol. Ele sabe que os jogos só serão vencidos se ele conseguir desenvolver um grupo forte, capaz de executar suas estratégias.

Liderança situacional:
Esse tipo de liderança é uma teoria de Paul Hersey e Kenneth Blanchard. A ideia é variar entre os tipos de liderança, conforme os desafios enfrentados pela empresa atualmente.

Os autores perceberam que o bom líder sabe conduzir de diversas formas, agindo de acordo com seus colegas, conforme a capacidade técnica, as habilidades e até mesmo a inteligência emocional. Ele também considera o momento da empresa.

Liderança técnica:
A liderança técnica, ou operacional, busca inspirar o time de trabalho através dos seus conhecimentos profundos e domínio da operação do negócio.

Ou seja, ele lidera pelo exemplo, mostrando como se faz. Trata-se de um estilo de liderança muito poderoso. Para ser esse tipo de líder, você precisa se atualizar o tempo inteiro, para estar sempre à frente.

Liderança carismática:
Essa é outra habilidade difícil de desenvolver, no entanto, é uma das mais poderosas. O carisma consiste na habilidade de fascinar outros seres humanos. Líderes carismáticos costumam constituir times eficientes e duradouros.

As características deste líder são:

Causar admiração;
Ser confiável;
Bom comunicador;
Apresenta resultados.

Com qual delas você se identificou?

Felipe Campagnoli – Gerente Comercial
felipe@chiave.com.br