Planejando e Mapeando Novas Oportunidades de Negócio

Planejando e Mapeando Novas Oportunidades de Negócio

2560 1471 chiavedistribuidora

Quando você possui um negócio, ou até mesmo uma empresa, precisa-se cuidar bem de sua gestão, processos, indicadores e muito planejamento.

Planejamento envolve saber o que está acontecendo e onde deseja chegar.

Até mesmo em sua vida pessoal precisa ter planejamento. Quando se realiza uma viagem com sua família, você precisa planejar, de diversas formas: financeiramente, profissionalmente, cronograma e roteiros. E parte do planejamento é mapear e gerar novas oportunidades de negócio.

Mas como encontrar boas oportunidades de negócios?

Estar atento ao mercado, identificar tendências, tecnologia e inovação são essenciais.

Muitos profissionais confundem ideia com oportunidade. Ideia é de dentro pra fora, você pode ter uma excelente ideia, mas implementa-la pode não ser tão simples. Você cria a ideia e vai para o mundo, onde oportunidade vem de fora pra dentro, ou seja, você identifica algo no mercado e faz acontecer.

Toda empresa existe para resolver um problema, para atender uma necessidade.

Quais problemas podemos mapear e que não se consegue resolver? Quais as necessidades?

As melhores oportunidades podem estar em simples soluções e que podem se transformar em um grande negócio. Exercite seu olhar para elas.

Analisando o perfil de consumidor atual, nossa geração irá viver mais 35 anos que nossos bisavós, praticamente uma vida a mais que nossos antepassados. No ano de 2050 o número de pessoas idosas será maior do que o de jovens, 3 vezes mais que atualmente. E o que essas pessoas irão buscar? Acredito que cada vez mais estar com suas famílias, investir em seus lares e residências, áreas de lazer, entretenimento, otimizar produtos de tecnologia e priorizar cada vez mais a saúde, estilo e qualidade de vida.

Mas será que o mercado está pronto para essas ações?

Reparem nas diversas novas demandas e oportunidades que teremos para esse perfil de consumidor.

Diversas feiras globais de tecnologia destacam novas oportunidades de negócios, como moda, saúde, bem estar, gastronomia, clube de assinaturas, SAAS (software as a service), arquitetura, veículos elétricos, entretenimento e automação residencial. Claro, alguns desses mercados já estão saturados, nesse caso, precisa-se de um grande investimento em marketing para se diferenciar de todo o mercado a fim de gerar e agregar valor. Em outros casos, temos um grande “oceano azul” que ainda será muito explorado, como por exemplo o mercado de automação residencial.

O mercado global de Automação Residencial em 2023 está com uma projeção de faturamento de U$ 77 bilhões. A projeção em 10 anos é de U$ 175 bilhões. No Brasil, estima-se um mercado de R$ U$ 2 bilhões em 10 anos, impulsionado por gestão de energia, controle/conectividade e iluminação.

Um mercado onde se tem uma proposta de valor, um mercado onde realmente se encanta e brilha na cabeça de nossos clientes, onde ainda se existe produtos diferenciados, com convergência, tecnologia, segurança e conforto.

É com esta visão que a Chiave Distribuidora celebrou 30 anos de muito sucesso em 2023, enxergando oportunidades e entregando as melhores soluções de áudio, vídeo e automação residencial para nossos parceiros e clientes.

Fernando Alves Jr. – Gerente Executivo
Fernando@chiave.com.br