Qual a importância de um projeto de automação?

Qual a importância de um projeto de automação?

1920 1080 Chiave Distribuidora

O mercado está cada vez mais promissor e imune às crises econômicas. Sendo assim, investir em um projeto de automação residencial tem se tornado uma crescente realidade nos imóveis do país. Hoje, os arquitetos não têm o hábito de criar as plantas pensando apenas na parte hidráulica e elétrica, na segurança e no ar-condicionado, por exemplo. Eles levam também em consideração a automação.  Quando você pensa em automatizar sua residência não é apenas escolher quais equipamentos serão controlados, o processo vai muito além disso para tudo funcionar 100%, por isso a importância de se fazer um projeto.

Muitas instalações de automação não funcionam como deveriam pelo fato de não ter um projeto bem elaborado. E como fazer para ter um projeto bem elaborado?  Vou passar 3 pontos importantes na hora de pensar no seu projeto de automação, confiram!

  • 1 ) Iniciar com a definição de tudo aquilo que é indispensável. Com todos os fatores em mente, você evitará o pagamento de uma integração de que não usufruirá com frequência, por exemplo. Nesse momento, é necessário que você defina onde ocorrerá a automação —  seja em apenas em um cômodo ou em vários ambientes da casa. Verifique se a maior necessidade é de automatizar o sistema de vídeo ou de modo geral, como os aparelhos e a iluminação.
  • 2 )Um dos pontos mais comuns na automação é: “apertei o botão no App da automação para executar tal função e executou depois de muito tempo”. Esse problema é ocasionado pelo fato de não ter uma rede ethernet estruturada ( pontos cabeados e WiFi) bem elaborada na casa. Com uma rede bem estruturada você vai garantir com eficiência a troca de informações entre os dispositivos para não ter esse “delay” na execução do comando.
  • 3 )Quando falamos em automatizar a iluminação, o primeiro passo é ter um projeto luminotécnico ( projeto elaborado por arquitetos ou lightdesign), com esse projeto é possível analisar a quantidade de circuitos, tipo de lâmpada utilizado e potência, o projeto detalhado possibilita a revenda conseguir analisar qual o melhor produto a ser utilizado e ai sim elaborar o projeto de automação da parte de iluminação.

Todo o investimento que fará em sua casa precisa valer a pena, não é verdade? Para isso, escolha uma empresa que seja de qualidade e confiança. Isso significa que nem sempre o mais barato será, necessariamente, o melhor a se optar. Sendo assim, o ideal é escolher a empresa que oferecerá a melhor solução, garantindo com que o projeto seja muito bem-feito. Como você pôde perceber, com as dicas acima, um projeto de automação residencial realizado da maneira correta permitirá a você ter uma experiência fantástica dentro da sua residência.

Autor: Fabio Bernardo – Gerente de Automação Chiave

Email: fabio@chiave.com.br