Responder essa “simples” pergunta é o começo de um caminho próspero para quem quer trabalhar com vendas.
A maioria diria, e é sim fundamental, o bom atendimento, porém muitos outros detalhes fazem parte desse contexto e o que esperamos aqui é acrescentar e colaborar no seu dia a dia, de acordo com a realidade do seu ramo de atuação.
Falando especificamente de áudio e vídeo creio atingir a maioria dos relacionamentos comerciais.
Basicamente conhecer seu produto, contar com uma flexibilidade de negociação por parte da sua empresa e ser atento e gentil. Mas se quer avançar, saindo de vendedor para um gestor ou consultor, é preciso mais.
Credibilidade é a chave e isso não se conquista de uma vez ou rapidamente, ainda mais em tempos de atendimento virtual como muitos de nós foi obrigado a se adaptar.
Do outro lado, penso que o meu e o seu cliente espera “resolver o problema” e esse problema é tudo que envolve a venda: Desde uma dúvida técnica, preço, condição, rapidez de entrega e, lá na frente, o seu pós venda.
Às vezes esquecemos o básico: Quando nos tornamos amigos, verdadeiramente parceiros, a tal credibilidade já existe sem que façamos força pra isso.
Mesmo que todos nós, que trabalhamos comercialmente, achemos que determinados conceitos são óbvios, clichês, batidos…..pense: Eu estou praticando o básico? A partir disso creio que a excelência na entrega do teu resultado seja apenas mera consequência, daí respondida a questão central do nosso tema: Sim, é isso que meu parceiro espera!!
Que você chegue nesse ponto o quanto antes e, se sente que já está nele, o seu desafio agora é mantê-lo.
Boas vendas!
Autor: Felipe Chagas – Gestor de Contas
E-mail: chagas@chiave.com.br