2021 e Seus Ensinamentos

2021 e Seus Ensinamentos

2560 1707 chiave

Quem imaginaria tantas transformações em apenas um ano em virtude de uma pandemia que ainda não se sabe quando terá o seu o fim. Sim, em principio vamos conviver com o COVID19 sendo mais uma doença como tantas outras que se tem, porém não tão letal quanto foi em 2021 pelas mutações que devem acontecer.

Claro que muitos mercados foram atingidos pelo fechamento de estabelecimentos e impossibilidade de viagens. O setor de serviços foi um dos que mais sofreu  na parte que envolve bares, restaurantes, shows, companhias áreas, ônibus, beleza, educação, além de outros. Para esses que dependem da presença física de seu público o ano foi muito ruim e infelizmente um grande número fechou suas portas e em outros muitos funcionários foram demitidos.

E como foi para aquelas que puderam se reinventar?

Mudanças dentro das empresas:

  • Ambientes antes com várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo foram substituídos por reduções de pessoal. Isto não significa que foram demitidos.
  • Este trabalho passou a ser remoto, feito diretamente da casa desses funcionários. A maioria das empresas criaram condições para que cada trabalhador pudesse continuar atendendo seu consumidor.
  • Aquelas viagens constantes foram substituídas pelas vídeo conferências, que agilizaram o fechamento de muitos negócios.
  • Muitas se obrigaram a ir para o mercado on-line, com isso, o crescimento desse canal de mercado foi expressivo.

No nosso dia a dia como cidadão:

  • Quando se iria imaginar uma consulta médica feita por vídeo conferência? Sim, hoje faz parte de nossa rotina.
  • Aquela ida ao departamento da prefeitura para emissão de uma nota fiscal avulsa onde você se deslocava, aguardava numa fila, pagava imposto.. ufa!! Perdia um tempo grande que agora é feito em minutos pela internet.
  • Até a justiça teve que se render e hoje muitas discussões são resolvidas a distância entre juízes e advogados.
  • O ensino remoto, chamado EAD (Ensino à Distância) hoje é encarado como rotineiro e aceito da mesma forma que o presencial.
  • Se compra tudo pela internet.
  • Hoje quando estamos resolvendo um problema por telefone não sabemos se a pessoa está na empresa ou em sua residência.

O que aprendemos com essas alterações:

Esta sendo um jeito muito duro de aprender que tantas coisas boas precisasse ser assim dessa forma, com tantas pessoas se indo desse mundo e em outras deixando sequelas que só o tempo nos mostrará.

Para aqueles que estão sempre preparadas para as mudanças a palavra resiliência foi muito utilizada. Ela significa capacidade de se adaptar as mudanças.

Sempre para uma alteração se tem o lado bom e ruim.

Tenho uma financeira que durante 23 anos trabalhou dentro da minha empresa. Foi trabalhar em casa por causa da pandemia. Na primeira semana disse que tava louca pra voltar. Um mês depois falou que nunca mais voltava para dentro da empresa. Hoje ela pode trabalhar na hora que quiser, se precisar sair ela sai e completa seu trabalho há qualquer hora. Ela tem liberdade de escolha.

Um outro homem de vendas de minha empresa dobrou seu faturamento após trabalhar remotamente. Antes ele passava por volta de 3 horas diárias dentro de um ônibus, agora usa esse tempo para vender ou caminhar, sua vida ficou bem melhor ao conviver diariamente com sua família e ter mais momentos para o ócio criativo, aquele tempo em que estamos curtindo, sem fazer nada e do nada vem aquela ideia revolucionária.

Em todos os setores da economia, dentro de suas possibilidades, cada empresa procurou fazer com que seu produto chegasse ao consumidor sem ele precisar sair de casa. Ir a um caixa de banco hoje em dia é última solução para se resolver algo ligado a sua conta bancária.

Isso tudo está acontecendo em virtude da pandemia, então vamos tirar algo de bom vindo de um monstro tão ruim.

Isto já aconteceu no passado. O  Fusca da Wolkswagem foi lançado em 1935 a pedido do Governo alemão para ser um carro que fosse econômico e não quebrasse com facilidade, claro que sabiam que na realidade seria para usar durante a segunda grande guerra. Este foi fabricado por mais de 70 anos.

Claro que o olho no olho muitas vezes é necessário. Não significa que o calor humano de nós brasileiros não será mais utilizado, sim será, mas sem dúvida muito menos que há dois anos atrás.

Dentro da sua empresa tenha cabeças  resilientes, que não se preocupem em mudar, pois 2021 é a prova maior de que cada vez mais precisamos estar preparados para a mudança.

Forte abraço e pense aí: “Foguete não tem ré”.
Não nos deixemos abater e vamos em frente que o mundo precisa de mentes brilhantes como a sua.

Abraços e até o meu próximo blog!

Paulo Mendes – Diretor Chiave
paulo@chiave.com.br